Os 10 anos do primeiro podcast brasileiro e o #DiaDoPodcast

Hoje é um daqueles dias que marcaram a história da internet brazuca: há exatamente 10 anos, o primeiro podcast brasileiro foi publicado (com margem de erro de algumas horas, segundo o Ibope).

#DiaDoPodcast é também dia do #QuemNunca!

#DiaDoPodcast é também dia do #QuemNunca!

O primeiro podcast brasileiro

O pioneiro foi Danilo Medeiros, que publicou a mídia no blog Digitalminds falando um pouco sobre a ideia do podcast, apresentando o formato, seus benefícios e também dando dicas de como criar um (ouça aqui).

Para comemorar a data, criou-se o #DiaDoPodcast, que já amanheceu dando as caras nos Trending Topics do Twitter.

Como comemorar o #DiaDoPodcast

O site #DiaDoPodcast dá algumas dicas sobre o que fazer durante esta comemoração:

  • Apresentar um podcast para amigos que não conhecem a mídia usando hashtag #DiadoPodcast.
  • Usar uma câmera e microfone e perguntar a qualquer pessoa sobre seus podcasts favoritos e postar o vídeo numa rede social.
  • Promover a data com um banner no site.
  • Usar a hashtag #DiadoPodcast para estimular a conversa sobre a mídia.
  • Trocar fotos de perfil por imagens relativas a podcast.
  • Explicar para alguém o que é podcast.
  • Compartilhar seu podcast favorito com um amigo.
  • Enviar um feedback para os podcasts que você ouve.
  • Avaliar todos os podcasts que você ouve na iTunes.
  • Assinar um podcast diferente e comentar sobre ele usando a hashtag #DiadoPodcast.
  • Incentivar a criação de novos podcasts.
Vale até usar essa imagem aqui nas redes! ;)

Vale até usar essa imagem aqui nas redes! ;)

Desvendando os podcasts: por onde começar

Já são mais de 300 podcasts brasileiros inscritos no iTunes sobre os mais diversos temas – a maioria se dedica à cultura pop e nerd, mas há programas para todos os gostos. Confira alguns dos mais populares em terra brasilis.

#1 Nerdcast – conta com 347 mil downloads por episódio e praticamente transformou seus criadores em webcelebridades. É também o maior podcast do Brasil e um dos maiores do mundo – e pode ser ouvido aqui.

#2 Rapaduracast – o sucesso criado pelo cearense Jurandir Filho já é uma referência em filmes, mesmo sem que ele nunca tenha estudado cinema ou algo do gênero. Isso não impediu que cerca de 80 mil pessoas tenham virado fãs de seu programa, que você pode conferir aqui. O sucesso foi tanto que Jurandir também lançou o 99Vidas, sobre videogames antigos.

#3 Ultrageek – um podcast para quem é ligado em tecnologia, com média de 45 mil downloads por episódio. A criação ficou por conta de Tato Tarcan e pode ser acessada aqui.

#4 YouTuner – essa é para quem está engatinhando no mundo do podcast e quer conferir tudo junto em um mesmo canal. No YouTuner eles ficam separados por tema e você pode ir selecionando os que mais gostar. São 274 títulos com mais de 20 mil horas disponíveis para você ouvir aqui.

#5 WeCast – para os applemaníacos (e para os não tão maníacos assim), tem também um aplicativo para iPhone onde você pode ouvir diversos podcasts diretamente em seu celular. Baixe aqui e confira alguns dos melhores programas.

Já é fã de podcasts? Aproveita e conta pra gente quais os seus preferidos! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>