Desmatamento da Amazônia: a culpa pode estar no seu prato!

P-A-R-A T-U-D-O! Sabe a nossa Amazônia querida? Aquela da qual a gente se orgulha e diz pra todo mundo que é o pulmão do mundo? Pois é, ela está ficando cada vez menor. E a culpa disso tudo é sua!

Amazônia subtraída

O desmatamento na Amazônia Legal já chegou a 402 km² em setembro, segundo um estudo realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Para se ter uma ideia, isso representa um aumento de 290% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

amazônia desmatada

Só nos meses de agosto e setembro deste ano, 838 km² foram desmatados – quase o triplo do desmatamento ocorrido no mesmo período em 2013.

A culpa está no seu prato

É, você é um dos grandes vilões do desmatamento da Amazônia. E o seu churrasco de domingo contribui muito nessa conta, já que a criação de gado ainda é um dos principais responsáveis pelo problema, segundo o Centro de Pesquisas Ambientais e Climáticas Internacionais de Oslo.

#Partiu vegetarianismo, então?

Essa também pode não ser a solução, já que a soja é a outra malvada nessa história toda. E as exportações de ambos produtos para países como China e Rússia só pioram o problema, gerando um aumento na produção.

É  por isso que o Brasil acaba não sendo o único responsável por pelo desmatamento da Amazônia.

E o seu prato pode ser ainda mais nocivo ao meio ambiente. Afinal, além da devastação da Amazônia, a soja e a carne também são responsáveis pelos altos índices de emissão de CO2 em nosso país tropical (foram 2,7 bilhões de toneladas na última década).

#PartiuPensar antes de comer?

Com informações de Estadão e HypeScience.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>