O erro do IBGE que aumentou a desigualdade no Brasil

Viu como a desigualdade no Brasil aumentou? Pois é, esquece! Ela diminuiu… A confusão foi causada por um erro do IBGE!

O órgão admitiu na última sexta-feira que tinha errado nos cálculos da Pnad (a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2013. Primeiro, o IBGE divulgou que a desigualdade social no Brasil havia subido, mas, depois de admitir o erro, a gente descobriu que ela tinha, na verdade, diminuído. :roll:

IBGE: Desigualdade aumentou... quer dizer, diminuiu!

IBGE: Desigualdade aumentou… quer dizer, diminuiu!

O jogo dos erros

Entre as confusões estava o rendimento mensal do trabalho. Na primeira edição da pesquisa, ele era de R$ 1.681. Depois da revisão, o rendimento caiu para R$ 1.651 (mesmo assim, houve uma alta de 3,8% em relação à 2012).

Teve também a taxa de analfabetismo, que passou de 8,3% na versão inicial para 8,5% na corrigida. Enquanto isso, a taxa de desocupação não sofreu alterações, mas o aumento no número da população desocupada sim. Inicialmente havia sido divulgado que o aumento era de 6,3%, mas posteriormente se descobriu que ele era de 7,2%.

Sobre a questão da concentração de renda, o problema foi com o índice de Gini. Inicialmente os dados apontavam que esse número havia aumentado, o que representaria um aumento na desigualdade social no país. Na verdade, o índice recuou de 0,504, em 2012, para 0,501, em 2013. Quanto maior o índice, melhor é a distribuição da renda.

Como ocorreu o erro do IBGE

O IBGE afirma que os erros ocorreram em sete estados: Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Como a pesquisa é realizada através de amostragem, ela utiliza em alguns cálculos a população da principal região metropolitana de cada estado. O problema é que, nos locais onde foi constatado o erro do IBGE, mais de uma região metropolitana havia sido pesquisada, o que gerou uma discrepância nos dados.

Com informações de BBC Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>