Dia Mundial Sem Carro: 3 iniciativas que promovem um transporte mais sustentável

A Semana da Mobilidade está acabando hoje, que é também o Dia Mundial Sem Carro. Já deixou o seu na garagem??

Pois é, segundo a Pesquisa de Mobilidade do Ibope/Nossa São Paulo, 71% dos entrevistados disseram que deixariam o carro em casa, caso houvesse uma boa alternativa de transporte. Se você faz parte destes números, então aproveita que a gente listou 3 iniciativas que mudaram a forma com que as pessoas se locomovem para se inspirar. :mrgreen:

É hojeeeee! #DMSC

É hojeeeee! #DMSC

Um mês sem carro

A Coreia do Sul estava pronta para sediar um congresso que debate a mobilidade sustentável, o EcoMobility World Festival. E, para provar que entendem mesmo do assunto, um bairro inteiro topou viver um mês sem usar nenhum veículo que emitisse carbono, apenas com meios de transporte sustentáveis. Ao todo, 4.300 pessoas entraram no desafio, que acabou deixando 1.500 carros na garagem e fez com que muitos quilinhos extras entrassem pra história.

Mas é claro que a iniciativa precisou de algum investimento para dar certo: 9 milhões de euros garantiram a implantação de estações de bikes gratuitas, além de 500 bicicletas terem sido distribuídas em escolas e escritórios da região. O toque final ficou por conta da paisagem do local, que ganhou mais árvores para tornar as vias mais agradáveis. #TodosCurte

Bike da Firma

Há algum tempo postamos aqui sobre um projeto que oferecia um bônus no salário de funcionários que fossem de bike para o trabalho. Mas isso era láááá na França. A boa notícia é que aqui no Brasil já está rolando uma iniciativa bem parecida: a Bike da Firma.

O projeto usa elementos de gamificação para estimular os funcionários a ir de bike para o trabalho: a cada 100 km percorridos nas bikes compartilhadas da empresa, eles tinham direito a um benefício, que poderia ser desde uma rodada de chop grátis até créditos na compra de livros ou um bônus em dinheiro. A iniciativa, que é explicada no vídeo abaixo, foi criada pela Señores, mas já está sendo utilizada por outras empresas – e a sua também pode adotar o sistema!

Sem semáforos e sem calçadas

Remover calçadas e semáforos foi a solução que a cidade de Poynton, na Inglaterra, encontrou para promover a conscientização no trânsito.

Pode parecer estranho citar uma iniciativa como essa como exemplo para o Dia Mundial Sem Carro, mas não é. Ao remover os semáforos, a ideia era que tanto pedestres quanto motoristas parassem de olhar apenas para uma luz para saber se deveriam ou não seguir em frente. Com isso, eles passaram a prestar mais atenção no ambiente ao seu redor e os motoristas consequentemente diminuíram a velocidade em que trafegavam pelas vias, o que permitiu que mais espaço fosse dedicado aos pedestres.

Se antes quatro pistas eram usadas pelos carros, agora o número de pistas dedicadas aos veículos é de apenas duas. O restante do espaço é de uso exclusivo de pedestres e bicicletas.

A cidade tem apenas 1.500 habitantes, mas o exemplo pode também servir como fonte de inspiração para grandes cidades. Já imaginou como seria se adotássemos a ideia em bairros mais distantes do centro, por exemplo?? Saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>