Dia Nacional do Teatro Acessível: Arte, Prazer e Direitos

Este ano vamos comemorar pela primeira vez o Dia Nacional do Teatro Acessível. E a data cai justo hoje! :)

A campanha pela acessibilidade no teatro foi criada pela Escola de Gente lá em 2011, com o nome de “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos”. Seu objetivo era, desde o começo, usar espetáculos teatrais para oferecer mais autonomia para pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência. Através dos esforços, foi possível proporcionar uma maior participação deste público em espetáculos em todo o Brasil.

É hojeeee!

É hojeeee!

Como surgiu o Dia Nacional do Teatro Acessível

A data foi instituída através de uma audiência pública proposta pela Escola de Gente e realizada na Câmara dos Deputados. Agora já tem dia certo para celebrar a acessibilidade no teatro.  

Mais de 400 mil pessoas já foram impactadas pela campanha em todas as regiões do Brasil e em 16 países da América, África, Europa e Oceania.  Com a implementação da data, espera-se que ainda mais pessoas tenham acesso ao teatro acessível nos próximos anos! o/

Um espetáculo totalmente acessível

Também em 2011, a Escola de Gente inovou, produzindo o primeiro espetáculo totalmente acessível no país. É o musical “Um Amigo Diferente”, que conta com audiodescrição, atendimento prioritário, reserva de assentos, material em braile, letra ampliada e em meio digital, legendas, intérpretes de libras desde a fila, entre outras adaptações visando a acessibilidade completa.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>