IstoÉ censurada: liberdade de imprensa pra quê?

Tem gente que ainda não percebeu que a censura é soo last week. Afinal, não tem outra explicação para vermos a revista IstoÉ censurada. Ela foi retirada de circulação em TODO o país por causa de denúncias contra o governador do Ceará, Cid Gomes.

IstoÉ censurada

A coisa toda começou com as tais denúncias de um esquema de propina feitas por um dos ex-diretores da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, em um acordo de delação premiada. Ninguém sabe como, mas as denúncias vazaram e os nomes e sobrenomes dos envolvidos acabaram parando na Veja, onde o bafafá todo começou. Agora a IstoÉ disse que tem mais gente envolvida nessa história.

IstoÉ censurada!

A IstoÉ foi proibida de comercializar a edição desta semana da revista – e teve que recolher as que já haviam sido entregues. Se desobedecer a decisão, a empresa terá que pagar uma multa diária de R$ 5 milhões. 

Quem acessa o site da revista e clica na matéria que seria capa desta semana, vê a seguinte mensagem:

A matéria que você tentou acessar foi retirada do ar por decisão da juíza Maria Marleide Maciel Queiroz, de Fortaleza. A revista estuda medida judicial que garanta seu direito constitucional de informar à sociedade assuntos de interesse público.

Liberdade de imprensa: a gente se vê por aqui

Tem quem diga que a revista não poderia divulgar os fatos, pois a investigação ainda corre em sigilo. Mesmo assim, ainda existe uma coisa que se chama liberdade de imprensa – se é que não morreu com essa última notícia.

É claro que todo mundo acabou se manifestando sobre o caso. Para a Associação Brasileira de Imprensa, esse é um atentado inconstitucional contra a liberdade de imprensa e informação. Já a Sociedade Interamericana de Imprensa achou grave, mas lembra que a censura prévia judicial no Brasil é a pior de toda a América Latina.

Ou seja, ficamos #chatiados e continuaremos desinformados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>