Bem-vindo à Fazenda: você está sendo monitorado agora mesmo

Nas redes sociais só se fala nisso: começou ontem a nova edição do reality show A Fazenda, que reúne famosos sendo monitorados por câmeras vinte e quatro horas por dia em uma fazenda. O modelo é parecido com o de outro conhecido do público, o Big Brother Brasil. E, sempre que um dos dois começa, começam também as perguntas: você teria coragem de participar de um programa em que todos os seus movimentos são monitorados?

Ironicamente, a maioria acredita que não.

Mas, assim como no livro 1984, de George Orwell, que prevê uma ditadura com câmeras espalhadas por todos os lados e que controle até mesmo os pensamentos, você está sendo monitorado. O tempo inteiro, em todos os lugares. Agora mesmo, se você olhar bem, tem uma câmera por perto.

#FicaDica

#FicaDica

Nos anos 90, a brincadeira era criar programas com pegadinhas de “câmera escondida”. Hoje, as câmeras já estão por todas as partes. Seu computador tem uma, seu celular tem uma (ou duas), e você convive com a promessa de que qualquer deslize será gravado. Na melhor das hipóteses, você ficará famoso no Youtube.

A gente sabe que você baixou o Facebook Messenger no seu celular. E é claro que nem se deu conta das permissões que deu para o aplicativo, como a de tirar fotos e gravar vídeo e áudio sem a sua confirmação prévia, além da possibilidade de ler seu histórico de chamadas e praticamente tudo que você faz usando o celular. Isso sem falar na facilidade de ter a câmera do seu computador hackeada. Cuidado: você pode estar sendo monitorado agora mesmo.

Mas não basta ver o que você faz, é preciso também saber onde você está. E o Google sabe, 24 horas por dia. O serviço rastreia sua localização para oferecer “serviços relevantes” como resultado de suas buscas. Não, você não precisa estar com o GPS ligado. Não, você não precisa estar com o Google Maps aberto. Já passamos de 1984 há algum tempo, mas pode ter certeza de que Big Brother is watching you.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>