Poliamor: com quantas pessoas se faz um casal?

Com quantas pessoas se faz um casal? Se o número dois foi o primeiro que veio à sua cabeça, está na hora de rever seus conceitos. Os adeptos do poliamor acreditam que um casal pode sim ser composto por três, quatro, cinco pessoas. Tanto faz, desde que haja uma boa dose de amor e respeito no meio, como qualquer outro relacionamento.

Que história é essa de Poliamor?

Lembra dos quadrinhos da Aline e seus dois namorados? É mais ou menos assim, só que na vida real e sem a necessidade de orgias – mas, se ambos concordarem, também vale. E é esse um dos pilares de uma relação poliamorosa: é preciso haver muita confiança entre as partes. Afinal, viver em uma relação de poliamor não significa que você PRECISA se relacionar com outras pessoas, mas que você pode e vai contar com o consentimento de seu parceiro. Ao invés de ter um amante, que pressupõe que você está enganando a outra pessoa, os adeptos do poliamor podem ter dois namorados ou duas namoradas. Ou mais, até.

O poliamor é tipo a Aline e seus dois namorados, só que diferente. ;)

O poliamor é tipo a Aline e seus dois namorados, só que diferente. ;)

E você pode tirar os preconceitos de campo: o Brasil já registrou até mesmo a primeira união poliamorosa em cartório, na cidade de Tupã, em 2012. Para conscientizar sobre o tema, foi criado o grupo Rede Relações Livres (RLi) há oito anos. Com atuação em Porto Alegre e em São Paulo, a ideia da rede que conta com mais de mil integrantes não é conseguir mais adeptos das relações poliamorosas, mas mostrar como esse estado civil pode e deve ser aceito em sociedade.

Poliamor, o documentário

Para ficar mais fácil entender essa história toda e ver porque consideramos justa toda a forma de amor, vale a pena conferir o documentário Poliamor, de José Agripino. São só 15 minutinhos que prometem abrir sua cabeça sobre esse tipo de relacionamento.

E aí, vai tentar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>