Netflix e outros sites ficam lentos pela neutralidade na rede

Tudo começou lá nos Estados Unidos – pra variar. A FCC, uma espécie de Anatel nos EUA, resolveu rever a legislação de internet no país. Uma das propostas previa o fim da neutralidade na rede: com isso, as operadoras poderiam fazer distinção da velocidade de acesso segundo o conteúdo.

Cai a neutralidade, cai a velocidade

Como uma maneira de pressionar o órgão regulador do país, alguns dos grandes sites dos Estados Unidos resolveram mostrar como seria o acesso à rede sem a neutralidade. E ele seria lento. Bem lento, tipo um remember dos anos 90. E você ia se acostumar a ver a tela abaixo…

neutralidade na rede

Entre os sites que participaram do protesto, estão alguns conhecidos dos brasileiros: Netflix, Foursquare, Kickstarter, Mozilla, Reddit, Pornhub, RedTube e Vimeo, entre outros. Para deixar você com aquela deliciosa sensação de internet discada, eles instalaram um widget que diminui a velocidade de acesso às suas páginas.

O protesto também foca nos usuários destes sites, já que pretende fazer com que eles percebam que, sem a neutralidade na rede, as operadoras podem obrigar os assinantes a pagar a mais para ter acesso a alguns sites com a velocidade completa. Percebendo isso, eles também poderiam apoiar as empresas nessa briga, no maior clima #UnidosVenceremos! :) 

Neutralidade na rede no Brasil

Aqui no Brasil a neutralidade é garantida pelo Marco Civil da internet, que começou a valer em junho deste ano. Ele proíbe os provedores de internet de oferecer conexões diferentes dependendo do conteúdo acessado pelo usuário. Ou seja, se você contratou uma velocidade, ela vale para qualquer coisa que você acessar. Agora só falta o pessoal lá do norte se espelhar na gente. #FicaDica

Fonte: Olhar Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>