Alfabetização digital: 5 apps que você precisa conhecer – #F5

Muita gente se espanta com a facilidade que as crianças têm ao interagir com tablets e smartphones. A preocupação costuma ser com a exposição dos pequenos. Mas o uso destes equipamentos também está colocando em pauta um novo modelo de educação: a alfabetização digital.

A era da alfabetização digital

Muita gente já está de olho neste novo modelo de educação autodidata: 80% dos apps educacionais para tablets mais vendidos na App Store dos Estados Unidos são para crianças – e 60% deles se focam na educação de crianças até 5 anos. Quase metade dos aplicativos pensados para os pequenos buscam desenvolver capacidades cognitivas, ajudando no reconhecimento de cores, formas, letras e palavras. É a era da alfabetização digital.

Alfabetização digital

Veja abaixo os 5 apps que separamos para pais que querem levar aos seus filhos mais educação através de tablets e smartphones.

#1 Escolinha da Galinha Pintadinha

Quem tem filhos pequenos sabe que as crianças amam a personagem – e agora também podem aprender com ela. Disponível para Android e iOS, a Escolinha da Galinha Pintadinha ensina conceitos básicos, como formas, os números até três e as vogais. Ideal para crianças bem pequenas.

#2 abcTrace

Apesar do nome em inglês, o aplicativo também está disponível em português no iTunes. A ideia aqui é ensinar as crianças a traçar as letras do alfabeto em maiúsculas e minúsculas, além de poder ouvir o som de cada letra, o que deixa a aprendizagem ainda mais divertida.

#3 ABC Palavras

O app ABC Palavras ensina os pequenos através da associação de imagens com cada palavra escrita. Nele, a criança visualiza a imagem de um objeto e pode montar a palavra correspondente a ele com as letras disponíveis. Ideal para aqueles que já estão começando a escrever suas primeiras palavras. Também é possível escolher adicionar uma marca d’água ao lado do objeto, assim a criança pode selecionar as letras que já estão marcadas na tela, o que irá facilitar a aprendizagem dos menores. Disponível tanto para Android quanto para iOS.

#4 Logos

Neste aplicativo totalmente em português, as crianças podem aprender a ler e escrever através da associação de palavras com imagens, sons e até mesmo histórias. No total são 24 fases gratuitas, e o app ainda permite que os pais comprem outros 360 níveis por apenas US$ 5 (cerca de R$ 12). Por enquanto, disponível apenas para os aparelhos da Apple.

#5 ABC do Bita

As crianças na fase inicial da alfabetização contam com a ajuda deste aplicativo para aprender o alfabeto interagindo com objetos e as suas letras correspondentes. Com animações que estimulam a aprendizagem, elas podem fazer um helicóptero voar ou o milho virar pipoca, por exemplo – tudo isso enquanto aprendem as letras de cada objeto. Disponível gratuitamente para iOS e Android

Com informações de Veja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>