Conheça 3 iniciativas contra o desperdício de alimentos

Todos os anos, cerca de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos vão parar  no lixo. Isso representa quase 40% de toda a produção mundial. Mas como combater o desperdício de alimentos?

Desperdício de alimentos nunca mais. Conheça essas iniciativas.

Desperdício de alimentos nunca mais. Conheça essas iniciativas.

Pay as you feel

Uma das iniciativas que visa evitar o desperdício de alimentos é o projeto The Real Junk Food (que pode ser traduzido como “a verdadeira comida lixo”), criado por Adam Smith e Johanna Hewitt. Com o projeto, nasceu também o café Pay As You Feel, na cidade de Leeds. A ideia é utilizar apenas alimentos que estariam bons para o consumo, mas seriam jogados fora por já terem passado do prazo de validade. E, assim como o nome sugere, quem aparece no café paga o quanto achar justo.

Como tudo depende de quais alimentos chegam até o local, o cardápio varia bastante, mas sempre busca oferecer refeições com uma grande variedade nutricional.

Frutas e Vegetais Inglórios

Uma iniciativa de rede de supermercados francesa Intermarché tomou a iniciativa de vender em suas prateleiras frutas e vegetais considerados feios demais para consumo. Para compensar os clientes por terem um prato não tão bonito, as frutas e vegetais inglórios foram vendidos por um preço 30% mais barato. Conheça a iniciativa no vídeo abaixo.

Movimento Freegan

Baseado em pessoas que adotaram um estilo de vida vegan, surgiu o movimento freegan, que busca ir um pouco mais além. A ideia de quem opta por esse estilo é diminuir ao máximo seu impacto ao meio ambiente. Para isso, muitos se alimentam apenas de alimentos produzidos em suas casas ou hortas comunitárias, enquanto outros aproveitam os alimentos que seriam desperdiçados em feiras e supermercados para seu consumo pessoal. E o melhor, tudo isso sem gastar nada! Afinal, a ideia é o reaproveitamento de tudo – e isso inclui até mesmo residências, já que muitos vivem em ocupas.

E aí, qual destas iniciativas faz mais o seu estilo?

Com informações de Hypeness, Awebic e Freegan.Info.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>