Dia da Fotografia: 5 ensaios fotográficos que você precisa conhecer

Ei, psiu! Sabia que hoje se comemora o dia da fotografia? Mas antes de você fechar o computador e ir correndo abraçar aquele seu amigo que manda muito bem com uma câmera na mão e uma ideia na cabeça, confira 5 projetos muitos legais que só são possíveis graças a estes profissionais.

Hoje é o Dia Mundial da Fotografia.

Hoje é o Dia Mundial da Fotografia.

A escolha errada dos presidiários

Muitos presidiários se dão conta de que, se tivessem dito um “não” na hora certa, poderiam estar em outro caminho. É o que mostra o projeto Reflect, do fotógrafo Trent Bell. Como? Ele pediu a prisioneiros que escrevessem uma carta com conselhos que dariam para eles mesmos quando eram mais jovens. Depois de prontas, as cartas foram digitalizadas e mescladas com a imagem de quem a escreveu. O resultado você vê na imagem abaixo. Veja mais fotos.

Foto do projeto Reflect, de

Foto do projeto Reflect, de Trent Bell.

Uma guerra para não esquecer

Em 2014, a Primeira Guerra Mundial completa 100 anos de seu início. Para refletir sobre os 9 milhões de soldados mortos e 20 milhões de feridos, o fotógrafo Peter Macdiarmid resolveu visitar locais que foram palco da guerra e inserir fotografias históricas na paisagem. As fotografias são impactantes e mostram alguns lugares completamente reconstruídos após a guerra. Veja mais fotos.

Sobreposição de fotografias relembra a 1ª Guerra Mundial.

Sobreposição de fotografias relembra a 1ª Guerra Mundial.

Risadas contra o machismo

Depois que o vice-primeiro-ministro da Turquia, Bulent Arinc, declarou publicamente que as mulheres turcas não deveriam sorrir em público “para proteger os valores morais”, as mulheres acharam que ele tinha sido muito deselegante e resolveram rir um pouco da cara de Arinc, agora nas redes sociais. Com isso, começaram a surgir diversas fotos de mulheres turcas rindo muito nas redes. Um protesto silencioso e muito divertido contra o machismo. Veja mais fotos.

Mulheres turcas riem de comentário machista nas redes sociais.

Mulheres turcas riem de comentário machista nas redes sociais.

Violência na pele

Uma em cada quatro mulheres sofre algum tipo de violência durante o parto. Para chamar atenção para o tema e fazer com que essas mulheres deixem de sofrer caladas, a fotógrafa Carla Raiter criou o projeto 1:4 retratos da violência obstétrica em conjunto com a produtora cultural Caroline Ferreira. Para o ensaio, elas retrataram mulheres vítimas deste tipo de violência com uma tatuagem temporária contando um pouco de seu sofrimento. Tudo de forma anônima, para preservar a intimidade das fotografadas. Veja mais fotos aqui.

Imagem da série 1:4: Retratos da Violência Obstétrica.

Imagem da série 1:4: Retratos da Violência Obstétrica.

Talento não tem idade

Pelo menos é o que mostra a fotógrafa Andy Schreiber, que se recusa a envelhecer. Ou melhor, prefere envelhecer em frente às câmeras, mostrando esse processo e se afirmando novamente como mulher com o ensaio “Pretty Please” (algo como “Bonita, Por Favor”). Com as fotos, ela também questiona alguns dos padrões de beleza atuais. Afinal, o que é ser bonito, mesmo? Veja mais fotos.

Andy Schreiber em seu ensaio Pretty Please.

Andy Schreiber em seu ensaio Pretty Please.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>