Sempre conectado? Será que estamos viciados em tecnologia?

Você já trabalhou, estudou, lavou a louça e fez tudo o que precisava fazer hoje, certo? E como você está aproveitando seu tempo livre? Aqui, na internet. :(

Você pode ser um dos muitos zumbis viciados em tecnologia que andam soltos por aí. Mas você não está sozinho.

Você está entre os viciados em tecnologia?

Você está entre os viciados em tecnologia?

No Brasil

O vício anda alto no Brasil. Mais do que qualquer droga, ele acomete os donos de smartphones. Tanto é que 68% dos brasileiros assistem televisão enquanto usam o celular e mais de 30 milhões de pessoas estão usando três telas ao mesmo tempo (TV, celular e computador). Com isso, nossos conterrâneos acabam gastando em média 13 horas por semana conectados ao celular – e 26 horas no computador, segundo pesquisa divulgada pelo Google. Ou seja, passam quase tanto tempo conectados quanto o tempo que gastam trabalhando. Será que sobra alguma brecha para a vida social ou estamos criando uma geração de forever alones?

A boa notícia é que os viciados em tecnologia se multiplicaram tão rápido que já existem até aplicativos para quem quer largar o vício.

Uma esperança para os viciados em tecnologia

Essa é a proposta do App Moment, disponível apenas para iPhone: o aplicativo busca trazer um balanço para os usuários que não largam o celular nem para ir ao banheiro – tipo você.

Como o app funciona? Rastreando o seu tempo de uso do telefone. Você ainda pode escolher um limite de uso diário do seu smartphone e, sempre que atingir esse limite, vai receber um aviso de que está passando muito tempo conectado.  

Dê um tempo

Uma outra boa alternativa para quem não possui iPhone é o aplicativo BreakFree, gratuito tanto para Android quanto para iOS. Ele monitora o tempo que você gasta com seu smartphone e cria gráficos por dia, semana e mês. Para completar, o personagem Sato, um monge budista, avisa sempre que você está passando dos limites e ficando muito tempo conectado. Nada mais zen.

#PartiuPensar

Para terminar, vamos deixar um daqueles vídeos que nos deixam de boca aberta e nos fazem refletir um pouco sobre o uso massivo da tecnologia no nosso dia a dia.

E aí, no que você está pensando agora?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>