Esqueça a #Copa2014, nós temos o “Nobel” da Matemática!

Depois de sermos humilhados e estraçalhados durante a Copa do Mundo, não faltou gente para lembrar que, mais do que perder de 7 a 1 da Alemanha no futebol, nós estávamos perdendo feio em educação. Isso só porque os nossos rivais germânicos já tinham acumulado um pouco mais de 100 prêmios Nobel. Mesmo assim, nossa vingança já começou com a conquista do primeiro “Nobel” da matemática, a medalha Fields.

Artur Ávila conquistou o "Nobel" da matemática. Foto: Andre Valentim.

Artur Ávila conquistou o “Nobel” da matemática. Foto: Andre Valentim.

O “Nobel” da Matemática

Mais do que o primeiro prêmio que o Brasil conquista, a Medalha Fields deste ano, considerada como o prêmio “Nobel” da matemática, foi conquistada pela primeira vez por um matemático formado no Hemisfério Sul. A conquista foi realizada por Artur Avila, graças a sua pesquisa na área de sistemas dinâmicos. O prêmio é concedido de quatro em quatro anos desde 1936, pela União Internacional de Matemática.

Artur Avila

Você já deve estar imaginando que ganhar um prêmio deste porte não é para qualquer um. E não é mesmo. Artur Avila começou a mostrar interesse por matemática desde cedo e chegou a ganhar a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática no Canadá aos 16 anos. Para provar que graduação é para os fracos, ele concluiu o mestrado junto com o Ensino Médio. Quando terminou, foi direto pro doutorado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro. Desde os 19, ele trabalha na teoria dos sistemas dinâmicos, que está relacionada à teoria do caos (já ouviu falar no efeito borboleta?).

#FicaDica

Para constar, a Alemanha tem só duas medalhas Fields até hoje, ainda podemos ganhar essa de virada. Falando nisso, o Rio será sede da entrega da próxima Medalha Fields, em 2018. Agora só falta cantar “A Medalha Fields é nossa. Com brasileiro não há quem possa”. 😉

Com informações de Exame, Jornal O Globo e G1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>