Matemática divertida: 5 iniciativas que você deve conhecer

Existe matemática divertida? Escolas, professores e grupos de pessoas estão tentando provar que sim, é possível gostar de uma das matérias mais temidas pelos estudantes. Confira 5 iniciativas que promovem o ensino divertido da matemática.

Matemática pelo computador

Uma escola da Rocinha, no Rio de Janeiro, quis inovar no ensino de matemática e deixá-lo mais atraente. Para isso, levou computadores e jogos para a sala de aula, beneficiando os 180 alunos do 7º ao 9º ano. Agora, as equações são resolvidas com a ajuda de joguinhos, o que permite que cada criança aprenda de maneira mais divertida e respeitando seu ritmo. As avaliações também são digitais, mas muitas questões são resolvidas antes no papel e, só então, a resposta é marcada no computador. Saiba mais.

Projeto Matemática Divertida

Na Escola Ulysses Guimarães, o professor Rudinelly Santos resolveu inovar no ensino da matemática usando jogos lúdicos para ensinar a matéria aos alunos. O nome do projeto não poderia ser outro: Matemática Divertida. Na hora de jogar amarelinha, por exemplo, não basta sortear uma casa, o aluno precisa fazer as contas para saber em que número não pode pisar. Já no jogo da velha, é preciso fazer um cálculo antes mesmo de começar: quem não sabe passa a vez.  Saiba mais.

Olimpíadas de Matemática

Outra maneira de deixar a aula de matemática divertida é preparando os alunos para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. No ano passado, mais de 18 milhões de estudantes entre o 6º ano do Ensino Fundamental e o 3º do Ensino Médio participaram das Olimpíadas e quase 500 medalhas de ouro foram entregues. E as escolas que participaram do evento viram o interesse na matéria crescer, já que o estudo coletivo estimulou os alunos a aprender. Saiba mais.

Salvo pela internet

Iniciativas legais no ensino da matemática também estão longe das salas de aula: na internet. Foi assim que o estudante de engenharia elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Miguel Andorffy, aproveitou seu tempo para ajudar outros estudantes, compartilhando na internet algumas lições de cálculo. Com um investimento de menos de R$ 300, montou um aparelho em que uma webcam capta as imagens de uma folha em branco enquanto ele escreve. Foi assim que nasceu o Me Salva!, cujo canal no Youtube registra cerca de 10 mil visualizações por dia. Saiba mais.

Isto É Matemática

Outra iniciativa legal que você pode encontrar no Youtube é o canal Isto é Matemática, promovido pela Sociedade Portuguesa de Matemática e apresentado pelo matemático Rogério Martins. Nos programas ele visa tornar a matemática divertida e mostra como ela está presente no nosso cotidiano. Tem até um episódio que fala sobre os cubos-mágicos e explica que existem apenas 43 quintilhões de formas possíveis de montar um (assista abaixo).

E aí, qual destas iniciativas você achou mais legal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>