Só se fala na superlua!

Sim, a superlua arrancou milhões de suspiros e fez todo mundo se esquecer da vida: o cessar-fogo na Faixa de Gaza, as eleições e até a epidemia de ebola puderam esperar mais um pouco com a aparição desta superlua na noite de ontem.

Quem viu a superlua?

Quem viu a superlua?

Entendendo a superlua

Não foi uma alucinação coletiva dos conectad@s. A lua cheia deste domingo, 10, estava realmente mais bonita do que de costume. E a ciência explica toda essa euforia: esse foi o momento em que a Lua chegou mais perto da Terra, o que faz com que ela pareça maior para quem está observando o céu.  Até aí tudo bem: a superlua é um fenômeno que acontece a cada 14 meses. Mas essa é especial…

Só daqui a 20 anos

Para entender melhor a superlua, vale lembrar que ela é causada graças ao formato elíptico de sua órbita. Isso faz com que ela fique 50 mil quilômetros mais perto da Terra quando está no perigeu (o momento em que se aproxima de nosso planeta) quando comparamos com seu apogeu (quando ela está mais distante).

Na noite de ontem, a diferença entre o perigeu e a lua cheia foi de apenas 27 minutos, o que fez com ela se destacasse ainda mais. Se você perdeu de admirar a superlua, pode ficar bem #chatiado, pois um fenômeno como esse só irá ocorrer novamente daqui a 20 anos. Já anota na agenda para não perder de novo: em 2034, a dica é olhar para o céu por volta das 22 horas do dia 25 de novembro. 😉

Com informações de Revista Galileu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>