App Secret fere o Marco Civil da Internet – Alerta #F5

Já não é mais segredo: o aplicativo Secret caiu nas graças dos brasileiros. Mas o que alguns ainda não sabem é que ele fere o Marco Civil da Internet e a Constituição.

Como assim?

Aplicativo Secret divulga segredos na rede.

Aplicativo Secret divulga segredos na rede.

Secret

Lançado em maio no Brasil, o aplicativo Secret já existia no exterior há algum tempo. Mas faz apenas alguns dias que ele ganhou popularidade por aqui. Na verdade, ganhou tanta popularidade que já esteve até nos Trending Topics do Twitter.

A ideia do aplicativo é que ele seja uma rede social voltada para o compartilhamento de segredos, que tanto podem ser bobagens como confissões mais pesadas.

E qual é o problema?

Bom, o problema é que tudo isso acontece graças a uma das principais características do aplicativo: o anonimato garantido. Mas ele fere a Constituição e o Marco Civil da Internet, que proíbe a divulgação de ideias anônimas – exatamente para evitar que esse tipo de situação ocorra. Ah, outro probleminha encontrado no aplicativo é que ele apresenta os termos de uso apenas em inglês para que todo mundo possa entender #sqn.

Com base nisso, um grupo de 10 pessoas está tentando barrar o avanço do app por aqui. Segundo eles, o aplicativo estimula diversas práticas nada legais, como o ciberbullying, racismo, discriminação e até pedofilia. Ou seja, super deselegante. :( O fundador do grupo chegou a ter fotos em que aparecia nu divulgadas na rede social. 

Mesmo assim, o aplicativo Secret continua disponível online, na App Store e no Google Play.

Com informações de Folha de São Paulo.

No Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>