Social de Verdade: uma grande biblioteca de projetos sociais

A rede Social de Verdade é uma plataforma que reúne diversos projetos sociais, criando uma ponte entre as instituições e possíveis doadores. Quer conhecer mais dessa iniciativa? Então confira a entrevista que fizemos com Joceir Ramos, idealizador da proposta.

Conheça a rede Social de Verdade.

Conheça a rede Social de Verdade.

Como surgiu o Social de Verdade e qual a principal ideia da rede?
Surgiu nas chuvas que devastaram a região serrana de do Rio de Janeiro,  nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Itaipava. Gostaria de fazer uma doação diretamente para alguma instituição que estivesse presente nesta região, pois melhor do que ninguém estas saberiam quais as necessidades imperiosas naquele momento, porém não consegui encontrar ninguém. Fiz uma doação através da CEF e até hoje não sei qual o destino do dinheiro, então pensei: deve ter um modo de doar diretamente para a instituição e esta prestar contas do que está realizando. Dessa forma saberei o uso da minha doação e criarei um vínculo de amizade e parceria com esta instituição, daí surgiu a rede Social de Verdade.

Como são escolhidas as instituições participantes?
Não escolhemos instituições, somos somente uma grande vitrine para as instituições mostrarem seus projetos e suas necessidades. Para os doadores, somos uma grande biblioteca de pesquisa. Não interferimos nesta relação, a decisão de doar ou não parte do livre arbítrio do doador. Somos uma ponte, uma forma de ligação entre os doadores e as instituições.

Que tipo de projeto mais recebe investimento através do Social de Verdade?
Pelo volume de doações, projetos relacionados às crianças e à educação receberam mais, como, por exemplo, Ação Social do Paraná e Projeto Viver Vida, mas várias outras doações foram realizadas. É muito importante saber que o intuito do Social de Verdade não é acompanhar o volume e quantidade de doações. Não somos uma plataforma de crowdfunding, apesar de estarmos pensando nisto, no futuro.

Existe alguma estimativa de quantas instituições já foram ajudadas por vocês?
Temos mais de 300 instituições cadastradas, porém nem todas completaram o cadastro, sendo assim, os botões de DOE PARA ESTA INSTITUIÇÃO e SEJA VOLUNTÁRIO não ficam liberados, impedindo a doação. Desta 300, cerca de 160 estão ativas e, pelo menos, 40 delas já receberam doações.

Como ajudar o Social de Verdade?
O que mais precisamos neste momento é de divulgação e de pessoas que façam a rede ser conhecida. Não precisamos e não queremos ser um Facebook, ao invés de 100 milhões de pessoas, queremos 100.000 doadores ativos e 10.000 instituições ativas, que entrem na rede Social de Verdade, que postem, que divulguem os projetos e que sejam replicados os posts pelos doadores dando um grande conhecimento a todos. Portanto, divulgação é o que mais necessitamos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>