Como vão ser as eleições nas redes sociais?

Faz apenas alguns dias que a campanha política começou oficialmente. Mesmo assim, já saíram as primeiras pesquisas sobre o uso das redes sociais nestas eleições. Esta semana o Scup publicou um estudo exclusivo que mostra como estão as discussões sobre política neste momento nas redes. O estudo sobre as eleições nas redes sociais levou em conta mensagens colhidas nas redes entre os dias 29 de junho à 05 de julho deste ano. 

Como serão as eleições nas redes sociais?

Como serão as eleições nas redes sociais?

Facebook para presidente

O Facebook teria sido eleito no primeiro turno caso concorresse à presidência: 70% das menções coletadas no estudo vieram desta rede social, enquanto 27% foram publicadas através do Twitter. O Google+ e o Instagram parecem ter se esquecido de que estamos em ano eleitoral: apenas 1% e 0,3%, respectivamente, das menções vieram destas redes sociais.

Haters gonna hate

Não adianta, as pessoas não gostam mesmo de política. Ou, pelo menos, gostam de não gostar de política: 37% das menções aos candidatos foram negativas, contra 22% de menções positivas. Mas peraí… Isso quer dizer que temos uma maioria de menções neutras? É aí que entra o próximo ponto.

Em cima do muro

O grande número de menções neutras se explica pelo papel que a imprensa está representando até o momento na propagação de informações. Afinal, 41% das menções analisadas eram compartilhamentos de notícias sobre o tema.

Na boca do povo

O povo quer mesmo saber sobre a ideologia e os valores dos candidatos: 25% das discussões eram sobre esse tema. Outros assuntos que estiveram entre os mais comentados segundo o estudo foram o dia a dia da campanha (20%), o compartilhamento de posts oficiais (7%) e o histórico dos candidatos (7%).

E você, concorda com os dados levantados pela pesquisa? Compartilhe sua opinião com a gente.

No Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>