Desabamento de viaduto em Belo Horizonte: de quem é a culpa?

Em meios às comemorações da #Copa, uma tragédia: na última quinta-feira, 3, um viaduto em Belo Horizonte, Minas Gerais, desabou. Duas pessoas morrerem e 23 ficaram feridas. Muitos internautas pediram ao Projeto Conexões que esse assunto não passasse em branco. Atendemos às manifestações e perguntamos a vocês, conect@dos: fatalidade, imperícia, pressa para ver a obra concluída. O que contribui para que esse acidente acontecesse? #‎Luto ‪#‎ViadutoBH

Duas pessoas morreram e 23 ficaram feridas.

Duas pessoas morreram e 23 ficaram feridas.

#OQueAconteceu

 O acidente aconteceu na tarde de quinta-feira, 3, na Avenida Pedro I, próximo à Lagoa do Nado, região da Pampulha, e nas proximidades do estádio Mineirão – que sediará a semi-final da Copa do Mundo nesta terça, 8.  Um veículo de passeio, um ônibus e dois caminhões ficaram completamente esmagados pelos escombros de quase 800 toneladas. A condutora do coletivo, Hanna Cristina dos Santos, de 24 anos, morreu no local.

Após trabalharem por mais de 6 horas, os Bombeiros conseguiram tirar o carro que estava preso embaixo do viaduto. Após tentarem sem sucesso erguer a estrutura para retirar o veículo, os bombeiros precisaram cavar o caminho pelo asfalto e depois usaram um cabo de aço acoplado em uma das máquinas para puxá-lo. Apenas o  condutor Harlys Frederico Moreira do Nascimento estava no veículo. Ele era morador da cidade de Lagoa Santa, na região norte da Grande BH. O helicóptero da corporação está no local caso a vítima seja retirada com vida.

Demolição do viaduto em Belo Horizonte

A Justiça mineira autorizou a demolição parcial do viaduto Guararapes. Os trabalhos devem ser iniciados ainda na manhã desta segunda-feira (7).

De acordo com a administração municipal, a decisão foi tomada pelo desembargador Adilson Lamounier e comunicada à Procuradoria do município, ao Ministério Público e à Polícia Civil. O trabalho, conforme a PBH, vai preservar a área solicitada pela polícia para perícia posterior. Às 8h50, a assessoria do TJMG confirmou a informação sobre a liberação dos trabalhos e informou que demolição está autorizada fora dos limites da área da perícia técnica da polícia.

A prefeitura informou que para o trabalho de remoção da estrutura seja realizado, algumas medidas foram tomadas, como o isolamento do entorno e a delimitação de um perímetro de segurança, além do monitoramento de prédios e casas. A previsão inicial, segundo a assessoria da prefeitura, é que a demolição parcial começasse às 8h, mas ela não será iniciada até que todas as medidas de segurança estejam concluídas. A prefeitura afirma que não será necessário remover moradores do entorno. Bombeiros, Polícia Civil, Coordenadoria de Defesa Civil, representantes da empresa e da prefeitura estão no local.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>