Audiodescrição no futebol: a Copa que ninguém viu

A Copa do Mundo está atraindo muitos olhares – inclusive daqueles que antes não podiam ver os jogos. Os deficientes visuais agora contam com uma ajudinha na hora das partidas da Copa: narradores voluntários estão fazendo uma audiodescrição para que eles possam acompanhar todos os momentos do mundial e inclusive fazer parte da “ola” nos estádios.

2014 FIFA World Cup - Audio-Descriptive Commentary Program Workshop

Foto: Buda Mendes/Getty Images

São dois narradores por jogo e as narrações serão transmitidas por radiofrequência e captadas por fones de ouvido individuais. Assim, os deficientes visuais já podem sentar em qualquer parte do estádio e “ver” o jogo. A iniciativa está disponível em quatro estádios: Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Estádio Nacional Mané Garrincha), Rio de Janeiro (Maracanã) e São Paulo (Arena Corinthians).

Audiodescrição ou rádio?

O projeto é uma parceria da Fifa com a ong Urece Esporte e Cultura para Cegos e traz uma narração especialmente preparada para os deficientes visuais. Ela é bem diferente das narrações que se escutam nas rádios convencionais, pois conta tudo o que está acontecendo em campo e também nas arquibancadas. Assim, os deficientes visuais podem saber que o barulho no estádio é apenas a “ola” e não uma briga, por exemplo.

A principal diferença é que os narradores de rádios convencionais estão narrando o jogo para pessoas que sempre viram e que sabem como são as camisetas, o movimento da bola, a comemoração do gol… Já os cegos não possuem essas referências e precisam que alguém lhes conte todos os detalhes do que está acontecendo.

Veio pra ficar

Todo o equipamento utilizado para as narrações será doado a entidades locais que busquem dar continuidade à iniciativa. Os coordenadores do projeto esperam que o sistema passe a funcionar também em jogos do campeonato brasileiro, por exemplo. Há apenas um probleminha: ainda falta a liberação da Anatel, que precisa autorizar a frequência.

Vamos todos torcer para dar certo?

Saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>