Duas telas: um olho no beijo da TV e outro na rede

Já não basta uma tela para satisfazer nossa vontade de conexão: os brasileiros foram mais longe e agora estão conectados em duas telas ao mesmo tempo. Assim, o conteúdo da televisão vira pauta na internet – e o que se fala na rede acaba dando as caras na telinha.

Da TV para as redes

Da TV para as redes

Duas telas

Para entender o fenômeno basta lembrar que somos 107 milhões de conectados no Brasil. Destes, 70 milhões se conectam através de smartphones. E muita gente não se contenta em ver apenas o conteúdo das redes, mas aproveita e deixa a televisão ligada e, enquanto assiste aos seus programas preferidos também conversa com os amigos pelo Facebook, Whatsapp, Twitter… Além disso, segundo a pesquisa Ipsos/Google, 68% dos brasileiros utilizam seu smartphone enquanto assistem televisão.

Da TV para as redes

Já reparou nos Trending Topics do Twitter? A maioria acaba saindo da televisão. É o beijo das Clarinas que demorou para sair, o casal Clanessa que se separou ou os convidados do programa Encontro que volta e meia são assunto na rede… Por sinal, a novela das oito da Globo costuma sempre ser uma fábrica de memes e hashtags – lembra da Carminha? Grandes eventos transmitidos ao vivo, como a Copa do Mundo, também geram um aumento no fluxo das redes: é só lembrar que o pênalti que classificou o Brasil para as quartas de final foi o maior pico de tweets da história e que a Copa bateu recorde também no Facebook, com 1 bilhão de interações.

Das redes para a TV

Com tanto conteúdo da TV nas redes, era de se esperar que a telinha também se apropriasse do que é feito online. E isso já está acontecendo: é o caso do quadro Detetive Virtual, do Fantástico, que desvenda mistérios da rede. De olho no fenômeno, a Rede Globo também já adotou o uso de hashtags na novela Malhação, exibindo uma hashtag com a polêmica do dia na tela. Já a Record fez até uma parceira com o Twitter buscando aumentar a audiência, enquanto o canal GNT usa as redes como um termômetro para o conteúdo que está no ar, podendo conferir em tempo real as opiniões dos espectadores.

E você, já faz parte destes números? Acha que o efeito duas telas vai aumentar ainda mais nos próximos anos?

Saiba mais

No Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>