Enchentes na região Sul. Você também pode ajudar!

Com chuvas intensas nos três estados da região sul do país, as enchentes voltam a preocupar moradores. Milhares de pessoas já foram afetadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Com cinco dias de chuva intensa, o nível dos rios se elevou, provocando inundações. De acordo com a Defesa Civil, o rio Uruguai, divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e também fronteira com a Argentina, esteve 18 m acima do normal nos últimos dias.

Foto: Info

Foto: Info

Enchentes na região sul

Mais de 10 mil pessoas tiveram que deixar suas casas no noroeste e oeste do Rio Grande do Sul. O estado já conta com 59 cidades atingidas pelas enchentes. A situação em Santa Catarina parece ser ainda pior do que a do estado vizinho e já soma mais de 41 mil desabrigados em 39 cidades, sendo que 15 municípios já decretaram estado de emergência.

Até as Cataratas do Iguaçu entraram na onda: o volume de água das cataratas está 13 vezes acima do normal e já chega a quase 21 milhões de litros por segundo.

Artistas unidos em Joinville

Na cidade de Joinville, em Santa Catarina, artistas organizaram um leilão para ajudar as vítimas das enchentes no estado. O evento ocorre no dia 3 de julho e contará com a ajuda de 20 artistas, que doarão suas obras para serem leiloadas. Os valores arrecadados serão usados para ajudar os moradores da cidade de Rio Negrinhos que foram atingidos pelas chuvas. A cidade é uma das que mais sofreu com as enchentes no estado, segundo a Defesa Civil. Confira aqui o evento – e participe!

Udesc recebe doações

A Universidade do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, passa a receber doações para as vítimas das enchentes. A iniciativa foi organizada pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) da universidade, que deverá repassar as doações para a Defesa Civil. A universidade pretende arrecadar água mineral e alimentos não perecíveis e as doações podem ser feitas no Hall da Reitoria. Saiba mais aqui.

Defesa Civil arrecada alimentos e roupas

No Rio Grande do Sul, quem quiser ajudar poderá fazer a sua doação diretamente nas unidades do Corpo de Bombeiros, em qualquer cidade. Além de alimentos não-perecíveis e roupas, a Defesa Civil também busca doações de colchões, cobertores e outros utensílios domésticos. Com o aumento de famílias atingidas pela enchente, novos postos de coleta também estão disponíveis: é o caso do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, e da rede de supermercados Zaffari. A lista completa com os postos de coleta pode ser conferida no site da Defesa Civil.

E você?

E aí, com tantas iniciativas legais, você vai ficar aí parado? Já pensou em revirar o armário e separar algumas roupas para doar para quem perdeu tudo? Ou que tal aproveitar a sua próxima ida ao supermercado e comprar alimentos para ajudar as famílias que estão desabrigadas? Você também pode fazer a sua parte nessa história!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>