Terceira idade na rede: a internet está envelhecendo?

Eles estão por todas as partes e certamente já existe um na sua rede. Os vovôs e vovós são o grupo que está apresentando as taxas mais aceleradas de inclusão digital. Quando incluímos aí os brasileiros com 50 anos ou mais, os conectados se multiplicam: entre 2005 e 2011, o crescimento no uso das redes por esse grupo foi de 222,3%. Hoje eles já representam 18,4% dos internautas brazucas. Os dados são da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do IBGE.

Terceira idade na rede

Além da pesquisa acima, já é fácil perceber essa mudança nas redes. Mesmo assim, outros dados comprovam que os velhinhos já cansaram de fazer tricô e brincar com os netos e hoje querem curtir e compartilhar. A última pesquisa TIC Domicílios do Comitê Gestor da Internet (CGI) indica que, entre 2011 e 2012, o número de usuários de internet com 45 anos ou mais ganhou 2,8 milhões de novos adeptos. E 1,7 milhão destes viraram também novos usuários de redes sociais, sendo que a preferida é o Facebook. (Por sinal, tem até uma versão do Tinder especial para a terceira idade, o Stitch.)

E os jovens fora dela

Com o aumento da terceira idade na rede, muitos jovens estão buscando outros meios de se comunicar. Afinal, eles não querem ter as suas conversas monitoradas por pais e avós, não é mesmo? Uma pesquisa do Centro de Pesquisas Pew, nos EUA, indica que o Facebook sofreu uma redução no número de usuários entre 18 e 29 anos. Apenas em 2013, esse número baixou de 86% para 84% do total de usuários. Claro, o número ainda é bastante alto, mas a queda já começa a preocupar…

E você que está sempre conectado, conhece alguns bons exemplos de velhinhos na rede? Conte para a gente!

Saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>