PNE deve ser sancionado hoje! Com ele, 10% do PIB vai pra educação!

Hoje é a data limite para que a presidente Dilma sancione o Plano Nacional da Educação (PNE) e estão todos #NaTorcida!

Um dos pontos mais importantes do projeto é o que prevê que 10% do Produto Interno Bruto seja destinado à educação. Segundo o Ministério da Educação, apenas 6,4% do PIB é destinado ao setor atualmente.

PNE deve ser sancionado hoje.

PNE deve ser sancionado hoje.

O PNE

Mais do que prever os recursos que devem ser destinados ao setor, o PNE também estabelece 20 metas para a educação no país nos próximos 10 anos. As metas vão desde a educação infantil até o ensino superior e abordam temas como a formação de profissionais, a gestão e o financiamento do setor. O projeto ficou quase quatro anos em tramitação no Congresso Nacional até tomar a forma que tem hoje.  

Professores valorizados

Um dos pontos fortes do PNE é a qualificação e valorização dos professores. Para isso, o projeto prevê que o salário de professores da educação básica seja equiparado ao de outros profissionais com escolaridade equivalente em até seis anos. Se não bastasse, o plano ainda promete oferecer acesso à formação continuada dos docentes. Graças a isso, espera-se que 50% destes professores tenham pós-graduação em dez anos. #TodosCurte

Pedidos de veto

Algumas entidades que atuam no setor da educação não concordam 100% com o texto do PNE. Em carta à presidente Dilma Rousseff, pedem que dois trechos do Plano sejam vetados. Um deles é o que inclui programas desenvolvidos em parceria com instituições privadas nos 10% do PIB que deveriam ser destinados ao setor. O outro é uma bonificação que seria dada às escolas que melhorarem o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O pedido parte da ideia de que ambas medidas poderiam beneficiar grupos específicos.

No final das contas, quem ganha com o PNE somos todos nós: com mais recursos e com metas claras, é mais fácil garantir a qualidade da educação, não acham?

Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>