Hoje começa a valer o Marco Civil da Internet! o/

Quem está ligado no blog do Conexões já sabe muito bem do que se trata o Marco Civil da Internet. Afinal, já falamos disso por aqui antes, não lembram? Pois é, ele foi sancionado no dia 23 de abril e entra em vigor hoje! A ideia é ter um ponto de partida para regular a internet no país. Redigido de forma colaborativa, ele estabelece direitos e deveres no mundo virtual.

O Marco Civil da Internet tá valendo!

O Marco Civil da Internet tá valendo!

O Marco Civil da Internet

Muita polêmica gira em torno da aprovação do Marco Civil da Internet. Entre elas está a ideia de neutralidade, um dos principais pilares do Marco, que proíbe os provedores de internet de oferecer conexões diferentes dependendo do conteúdo acessado pelo usuário. Ele não restringe a venda de pacotes com velocidades diferentes de acesso, mas apenas regula que a velocidade contratada por você deve valer independente do conteúdo que está sendo acessado.

O Marco Civil da Internet também regulamenta o que ocorre com material ofensivo publicado na rede. Agora, sites como Facebook ou o Google não podem mais ser punidos por conteúdo criado por terceiros. A empresa só passa a ser responsável caso contrarie um pedido judicial de retirada do conteúdo do ar.

Privacidade valorizada

O Marco Civil também garante a sua privacidade. Com a aprovação da lei, os provedores de acesso deverão guardar dados gerais de navegação dos usuários por um período de seis meses, mas isso deverá ser feito em um ambiente controlado e com total sigilo. Essa medida visa combater os cibercrimes e prevê que outros dados só possam ser armazenados pela empresa caso especificados em contrato.

Saiba mais

No Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>