Aborto legal e a revogação da portaria 415

No dia 28 de maio foi revogada a portaria 415/2014 do Ministério da Saúde, que regulamentava os procedimentos que deveriam ser tomados pelo Serviço Único de Saúde (SUS) em casos de aborto legal.

67,4% das mulheres que engravidaram após um estupro não fizeram o aborto legal.

67,4% das mulheres que engravidaram após um estupro não fizeram o aborto legal.

Isso não quer dizer que o aborto está liberado no país. Mas ele é autorizado por lei nos casos em que a gestação é decorrente de estupro, feto anencefálico e risco de morte para a mãe. A portaria era um complemento à lei 12.845 e indicava que, a cada gravidez interrompida legalmente, o sistema deveria repassar R$ 443 aos hospitais.

Os números do aborto no Brasil

Entre os anos de 2011 e 2013, houve um pequeno aumento no número de abortos legais no Brasil: de 1.495 para 1.520, mas o número de estabelecimentos que fizeram procedimentos de aborto caiu entre 2010 e 2012 – de 243 para 210. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 19,3% das mulheres que engravidaram após um aborto fizeram o aborto legal através do SUS. Será por falta de informação?

#AbortoLegal

Como não podia deixar de ser, o assunto virou polêmica nas redes sociais e já tem muita gente conectad@ pedindo pelo #AbortoLegal. E aí, bora se engajar?

É só seguir a dica do @BlogNegras, que vem tweetando desde hoje cedo contra a revogação da portaria 415. #FicaDica

Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>