ABC Digital: O que é a licença Creative Commons?

Com a expansão da internet, acabam surgindo também novos termos que podem confundir quem ainda não está tão familiarizado com a rede. Por isso, nós estamos criando um ABC Digital aqui no blog. Para começar, vamos falar sobre a licença Creative Commons, que está mudando a forma como compartilhamos conteúdo.

Saiba como funcionam as licenças Creative Commons.

Saiba como funcionam as licenças Creative Commons.

A Creative Commons é uma entidade sem fins lucrativos que busca oferecer mais flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais. Assim, um autor pode permitir o uso de sua obra por terceiros. Um exemplo de uso do Creative Commons é o blog do Projeto Conexões. Tudo que está escrito aqui pode ser utilizado, reproduzido, alterado – o nosso conteúdo é livre para você fazer o que bem entender. A única regra é que você deve sempre citar a autoria e informar caso tenha feito qualquer alteração no material. Simples assim.

Como usar uma licença Creative Commons?

Gostou da ideia e também quer publicar vídeos, fotos, textos ou o que mais lhe der na telha através de uma licença Creative Commons? É possível selecionar a licença que deseja usar respondendo a poucas perguntas. Por exemplo: se você quer permitir que seu trabalho seja alterado e não se importa se ele for usado de forma comercial, a licença ideal é a Atribuição 4.0 Internacional, a mesma licença com a qual o site da entidade foi publicado.

#Desapega

Se você prefere que a sua obra seja livre, leve e solta e circule pela web sem que ninguém se preocupe com quem é o autor, talvez a melhor ideia seja publicá-la com uma marca de domínio público. Mas lembre-se de que essa marca significa que você abdicou de todos os direitos sobra a sua obra. E aí, #PartiuDesapegar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>