Perfil “A Minha Empregada” dá uma chibatada no preconceito nas redes

Quem nunca ouviu falar que não existe preconceito no Brasil que dê a primeira chibatada. Foi para mostrar que o racismo é, sim, uma realidade, que o perfil do Twitter “A Minha Empregada” resolveu reunir mensagens preconceituosas de usuários falando sobre as empregadas.

O perfil atingiu mais de 2 mil seguidores em menos de 48 horas e já conta agora com mais de 6 mil, tendo virado assunto em jornais e revistas do país. Entre as mensagens estão achados como “Minha empregada não chega, disse que tá sem ônibus, minha casa tá imunda. Vadia, vem andando!” (sobre a greve de ônibus em São Paulo) ou ”so pq eu so negra ta achando q eu so empregada?” que revelam o preconceito que recai sobre os trabalhadores domésticos.

Somos todos iguais.

Somos todos iguais.

A ideia

Segundo a BBC, o perfil foi criado por um profissional de marketing, de 33 anos, que garante que essa não é uma campanha de cunho publicitário. O que ele queria (e conseguiu) era chamar a atenção para o problema do preconceito no Brasil. Para isso, passou semanas buscando na internet o termo “minha empregada”, aliado a palavras como “burra” ou “nordestina”. O resultado é o que a gente vê em @aminhaempregada.

Bora repensar?

Não adianta falar que é contra o preconceito se a sua empregada continua comendo comida fria (e na cozinha), enquanto você aproveita o almoço recém-saído do forno, né? Ou se você até nem xinga muito no Twitter, mas não perde a oportunidade de falar mal dela por aí. Também não vale reclamar que ela perde horas olhando televisão, enquanto você passa metade do expediente no chat do Facebook e ninguém fala nada. Combinado?

Bora repensar essas atitudes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>