2014: 11 milhões de jovens nas urnas pela primeira vez

O número é gigantesco. Em 2014, 11 milhões de jovens votarão pela primeira vez. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a média de novos votantes entre 16 e 18 anos no país tem sido de 2 milhões a cada pleito e neste ano já está garantido quase 1 milhão.

Campanha do Projeto Conexões incentiva o voto aos 16 anos.

Campanha do Projeto Conexões incentiva o voto aos 16 anos.

11 milhões a mais podem mudar os rumos das eleições

A média dos demais adolescentes ainda no início da vida democraticamente ativa, entre 18 e 20 anos, é de 9 milhões. Se mantiverem a média de 11 milhões, juntos eles poderão contribuir para a vitória ou derrota de um candidato: em 2010, a diferença entre a presidente Dilma Rousseff e o segundo colocado, José Serra, ficou em 12 milhões de votos.

Dados da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) apontam que 65% dos jovens brasileiros, mesmo tendo voto facultativo, tiraram o título de eleitor ou pretendiam fazê-lo a tempo de votar este ano. O levantamento com cerca de 3 mil jovens entre 15 e 29 anos de todo o país foi feito em maio do ano passado, publicado em agosto e atualizado em dezembro. O estudo indicou também que 83% dos jovens brasileiros consideram a política mais ou menos ou muito importante e 91% acreditam poder mudar o mundo.

#RedesComForçaTotal

A pesquisa do órgão da Presidência da República em parceria com a Unesco mostra ainda que os jovens não veem só nas urnas a chance de contribuir com o país. Muitos apostam as fichas em movimentos organizados e em debates na internet. As instituições oficiais, no entanto, levam a pior: 88% deles disseram que não são nem querem ser vinculados a partidos políticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>