A mudança está em nossas mãos: exerça seu #PoderDeEscolha

Números e pesquisas sobre o jovem brasileiro trazem dados alarmantes: dos 52.198 mortos por homicídio em 2011 no país eram jovens, sendo que 71,44% eram negros e 93,03%, do sexo masculino. E os dados só pioram: a morte de jovens negros por arma de fogo aumentou 24% no mesmo período. As estatísticas do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde não param por aí. Não? Não.

trip-twitter-dados-3

Cor da pele = #DesconfiancaPolicial

De acordo com a pesquisa Filtragem Racial, cerca de 65% dos policiais entrevistados revelaram que pretos e pardos são priorizados nas abordagens. Já as estatísticas divulgadas pela Universidade Federal de São Carlos, aponta que as principais vítimas da letalidade policial no estado de São Paulo são negros (61%), jovens (57% tinham até 24 anos) e homens (97%). A taxa de flagrantes com negros é mais que o dobro daquela verificada com brancos. E o pior: para 55,8% da população, a morte de um jovem negro choca menos do que a morte de um jovem branco.

Fonte: Revista Trip

Esses números #TeChocam?

2014 é ano de decisão. Não adianta reclamar, reclamar e reclamar. Por mais que os números pareçam impossíveis de mudar, a mudança principal tem que partir de mim, de você, de todos nós.

17

Mas daí você se pergunta: que diferença faz se eu não votar, é só um voto? #SoQueNao. Cada voto é uma decisão. Uma escolha. Tem seus pesos e suas medidas. E para cobrar uma sociedade menos racista, preconceituosa, educação  e saúde de qualidade e tantas outras coisas, precisamos exercer esse direito. Pensando nisso, o Projeto Conexões realiza até o dia 7 de maio, a campanha #VotoAos16, incentivando os jovens que a mudança inicia nas urnas. Para participar da ação utilize as hashtags #FizMeuTitulo #SemFiltro #SeToca e #PoderDeEscolha.

 Se liga nos #Prazos

O voto é facultativo entre os 16 e 17 anos. Mas esperar pra quê? Comece logo a exercer o seu papel como cidadão, escolhendo os melhores rumos para o país. Conheça as propostas dos candidatos, questione, avalie, interaja com outros eleitores. Quem ainda não tem o título, deve procurar o cartório eleitoral mais próximo até o dia 7 de maio.

Para fazer meu título, que documentos preciso levar?

#Passo1

O processo de inscrição eleitoral pode iniciar no Portal do TSE, por meio do Título Net, que é um pré-atendimento. Mas para efetivar a inscrição e receber o documento impresso, é necessário comparecer ao cartório eleitoral que atenda a área de residência no prazo de até cinco dias corridos após a data de preenchimento do formulário pela internet ou na data do agendamento, caso o interessado faça esta opção. Caso o eleitor não tenha acesso à internet, pode dirigir-se diretamente ao cartório.

#Passo2

No cartório, é necessário apresentar: o número do protocolo gerado pelo Título Net;  um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade (não serão aceitos a Carteira Nacional de Habilitação nem o novo modelo de passaporte por não conterem, respectivamente, nacionalidade / naturalidade e filiação); um comprovante de residência; e o comprovante de quitação militar (obrigatório a partir de 30 de junho do ano em que completar 18 anos).

#DiaDaVotacao

Os brasileiros vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados (federais e estaduais) no dia 05 de outubro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>