#Com ou sem banana?

“As pessoas não têm ideia do que realmente é o racismo”, afirma a educadora social, Ornella Rodrigues, sobre a campanha nas redes sociais #SomosTodosMacacos, realizada após o lateral do Barcelona, Daniel Alves, comer uma banana que havia sido arremessada no campo.

Para Ornella, as pessoas ignoram o preconceito sofrido diariamente.

Para Ornella, as pessoas ignoram o preconceito sofrido diariamente.

De acordo com Ornella, as pessoas ignoram o preconceito sofrido diariamente. “O Brasil ainda acredita que o preconceito não tem cor e que só no exterior sofremos com esse tipo de violência, no caso do Daniel Alves, jogador do Barcelona. Enquanto a gente tampar o sol com a peneira e não combater o racismo de maneira estrutural, ele sempre será fortalecido”, destaca.

“Essa é a mensagem da campanha: se você é oprimido, cale-se!”

 Logo após o episódio, o jogador Neymar publicou um vídeo nas suas redes com a frase “uma ofensa só pega quando irrita você”. Para Ornella, não é bem assim que as coisas funcionam. “Quem dera fosse simples ignorar uma ofensa e fazer o agressor se calar. Pra mim esse tipo de atitude é omissão, uma cumplicidade com a violência. Fica muito mais fácil nos calarmos a respeito do que lutarmos contra, não é mesmo? Essa é a mensagem da campanha: se você é oprimido, cale-se!”, afirma.

 As campanhas e as redes sociais

As redes podem facilitar ou dificultar a propagação do preconceito. Depende da maneira como são usadas. “A educação, o conhecimento amenizam o preconceito. Algumas campanhas são muito bem elaboradas e possuem aval do movimento negro, outras somente acirram discussões que não levam a lugar nenhum, só dificultam as relações e deixam transparecer que somos pessoas mesquinhas lutando por motivos banais (no caso o movimento negro)”, enfatiza.

banana-01

#SomosTodosMacacos ou #SomosTodosContraOPreconceito?

Para o blogueiro Negro Belchior, da revista Carta Capital, comparar negros a macacos é racismo. “Não podemos admitir. Fortalece a ideia de que devemos absorver ofensas racistas é um desrespeito à população negra, além de um golpe ideológico”, escreveu em seu blog. Sua máxima é: não somos todos macacos! Somos negr@s e merecemos respeito. Leia mais em: http://tinyurl.com/kfu7hkl.

Outros links para #NaoSomosTodosMacacos

http://tinyurl.com/k4rncpj

http://tinyurl.com/lzyow2w

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>