Bananas para o preconceito

Não é novidade. Infelizmente. Chamar jogador de futebol de macaco virou “modinha”. Atirar banana no campo está virando hábito. Ontem, 27, a história voltou a se repetir. O alvo da vez foi o brasileiro Daniel Alves, lateral do Barcelona. Ele pegou a banana que havia sido atirada para ele, descascou e comeu.

Após o episódio, Neymar, companheiro de time, postou em suas redes uma foto comendo a fruta e um vídeo que trazia a reflexão sobre a ofensa racista. “A melhor maneira de acabar com o preconceito é tirar seu peso. Uma ofensa só pega quando irrita você”, diz o vídeo, acompanhado pela hashtag #somostodosmacacos.

Anônimos e famosos adeririam à campanha

Na onda do Neymar, anônimos e famosos tiraram #selfies comendo bananas e compartilhando frases com a tag #somostodosmacacos, reforçando o combate ao preconceito: somos todos humanos, somos todos macacos.

Campanha #SomosTodosMacacos ganhou grande número de adeptos.

Campanha #SomosTodosMacacos ganhou grande número de adeptos.

“SOMOS TODOS IGUAIS, SOMOS TODOS MACACOS. RACISMO NÃO!!!!! É uma vergonha que em 2014 exista o preconceito. Tá na hora da gente dizer um chega pra isso! A forma de me expressar para ajudar que um dia isso acabe de uma vez por todas, é fazer como o @danid2ois fez hoje !! Se você pensa assim também, tire uma foto comendo uma banana e vamos usar o que eles tem contra a gente a nosso favor. #somostodosmacacos #weareallmonkeys #somostodosmonos #totssommonos”, tuitou Neymar.

Daniel Alves partilhou nos seus perfis no Instagram e Facebook.  “Meu pai sempre me falava: come banana que evita cãibra”, escreveu.

Em sua conta no Twitter, nesta segunda (28), Dilma classificou como ousada e forte a atitude do jogador de futebol Daniel Alves, A presidente lembrou que durante a Copa, o Brasil levanta a bandeira do combate à discriminação racial.

Leia mais: http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/04/neymar-apoia-dani-alves-come-banana-e-lanca-campanha/

http://app.globoesporte.globo.com/futebol/yes-queremos-bananas/?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=globoesportecom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>