É de alfinete que elas vão

Dar uma alfinetada, no sentido literal da palavra, foi a solução encontrada pelo Movimento Mulheres em Luta, de São Paulo, para protegerem-se da violência sexual praticada dentro dos metrôs da capital paulista. Nem arma de choque, muito menos spray de pimenta, o slogan é: “Não me encoxa que eu não te furo!”. Para isso, alfinetes estão sendo distribuídos nas estações do trem desde o início desta sexta-feira, 4.

Nem arma de choque, muito menos spray de pimenta: a arma contra a violência sexual nos trens de São Paulo é o alfinete.

Nem arma de choque, muito menos spray de pimenta: a arma contra a violência sexual nos trens de São Paulo é o alfinete.

Só em 2014 foram registrados 26 casos de abusos no transporte público em São Paulo.  Mas, por causa da pouca quantidade de denúncias contra os “encoxadores”, esse número pode ser muito maior.

Comercial apoia o assédio

A situação ficou ainda mais delicada quando a rádio Transamérica publicou um comercial em março que reforçou a ideia de que o transporte público seria um “bom” lugar para assediar o público feminino. Na gravação o locutor anunciou: “Trem lotado é bom pra chavecar a mulherada”.

Campanhas

A ONG Minha Sampa também iniciou uma mobilização contra o assédio sexual. No site “Abusadores não passarão!”, os internautas podem enviar um e-mail para o presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, pedindo uma campanha contra o assédio. A mensagem é feita de forma automática, bastando preencher três campos de um formulário. O telefone do gabinete do presidente também é informado no endereço virtual.

Fonte: Portal Fórum

Links:

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/grupo-distribui-alfinetes-contra-encoxadores-do-metro

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/04/1435625-feministas-distribuem-alfinete-contra-encoxadores-no-metro-de-sp.shtml

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,grupo-protesta-na-estacao-se-contra-os-encoxadores-do-metro,1148329,0.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>