O que foi a ditadura no Brasil?

O país viveu anos cinzentos de 1964 a 1985. Teve censura e perseguição política. Muitas pessoas foram mortas. O exército agia como poder judicial. O ato AI-5 suspendeu a Constituição e dissolveu o Congresso Nacional. O período da ditadura, também conhecido como anos de chumbo, começou com o golpe militar que afastou o presidente João Goulart e colocou o Marechal Castelo Branco como governante do país. Grupos de resistência foram criados com ações de guerrilha e manifestações pacíficas.

Para entender melhor esse período que marcou a história do país, na linha do tempo que está abaixo, há um compilado dos principais fatos que marcaram os anos cinzentos, além de dicas de filmes e de livros para entender esse contexto histórico que marcou o Brasil. Nada melhor que entender o passado para não repetir os mesmo erros no presente, não é mesmo?

Afinal de contas, não queremos que todo o horror que o país viveu nos anos da ditadura se repita. #QueNuncaMaisAconteca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>