Debate sobre cultura em rede abriu os trabalhos do primeiro dia do Conexões Globais

Cultura de rede, colaborativa e digital” foi o tema do primeiro debate que abriu os trabalhos da terceira edição do Conexões Globais 2014, realizado na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, RS, na sexta-feira, 24 de janeiro.

Para o educador e comunicador argentino Eduardo Balán, a cultura em rede encadeia, de forma criativa, os movimentos sociais do mundo todo. Segundo Balán, a democratização das tecnologias para articular uma construção comunitária é um grande desafio.

Construção de artistas de massa

“A internet descontruiu a forma de trabalho das gravadoras”. É assim que Gustavo Anitelli encara a realidade da cultura de rede. Anitelli acredita que a web proporcionou aos profissionais da música um contato direto com o público, criando, dessa forma, artistas de massa. Afirmou ainda que a convergência midiática está revolucionando a sociedade e os protestos que aconteceram em junho do ano passado são exemplos dessa mudança de comportamento.

O Pussy Riot

O pesquisador finlandês Teivo Teivainen trouxe para o debate o exemplo do grupo Pussy Riot, de ativismo político e cultural, que conecta temas relativos à religião, ao feminismo e à sexualidade. Assim como nos protestos de junho no Brasil, o  Pussy Riot gerou uma reação negativa no governo Russo, como também na igreja. Para ele, a questão fundamental a ser compreendida é que o Pussy Riot não é contra a igreja, mas é contrário ao capitalismo que envolve as religiões.

 

Pussy Riot é um grupo de punk rock feminista russo que encena, em Moscou, performances  de provocação política

Pussy Riot é um grupo de punk rock feminista russo que encena, em Moscou, performances de provocação política

Fora do Eixo

Pablo Capilé, criador da rede sócio-cultural Fora do Eixo, acredita que as mídias sociais geraram uma inteligência colaborativa para politizar os debates na internet. “É uma burrice os governos tentarem controlar a rede. A web tem fortalecido a democracia participativa”, afirmou.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>